O que é o Loan-to-Value?

Partilhar

Sabe o que é o Loan-to-Value (LTV) e a importância deste no seu crédito habitação?

O Loan-to-Value, também denominado de rácio financiamento / garantia nos créditos habitação, é o rácio com que os Bancos aprovam as operações de crédito habitação e determina a diferença entre o valor financiado e o valor que o imóvel é avaliado.

Quando recorre a crédito à habitação, nenhuma instituição bancária lhe irá conceder a totalidade do valor da casa. Quanto maior for o montante emprestado, maior é o risco que o banco assume.

Atualmente, os LTV’s que os Bancos aprovam variam entre os 70% e os 85%, mas existem exceções e, cada vez mais, alguns Bancos apresentam maior apetência para financiar maiores LTV, havendo com alguma frequência aprovações com 90%.

É o LTV que vai definir quão alto é o risco que o banco assume ao emprestar uma quantia tão elevada. Por isso, quanto maior for o risco, maior é a probabilidade do spread ser também mais elevado.

Ou seja, por mais apelativa que seja a ideia de obter um financiamento o mais próximo possível do valor de avaliação da habitação, irá provavelmente estar a pagar mais por esse empréstimo.

O “rácio financiamento garantia” e é calculado através da seguinte fórmula:

LTV (%) = Montante do Empréstimo / Valor da Garantia

Sendo que o valor da garantia é, no caso do crédito à habitação, o imóvel comprado. Se não conseguir levar a cabo o compromisso de pagar o empréstimo, a instituição bancária pode ficar com a casa e vendê-la posteriormente para saldar a dívida.

Por exemplo, a Inês e o José pretendem comprar um imóvel avaliado em 100 mil euros. O banco propõe conceder um crédito de 85 mil euros. Neste caso específico, o cálculo do LTV é o seguinte:

LTV (%) = 85.000 / 100.000€ = 85%